Semana do Brincar celebra a infância e resgata a magia das brincadeiras nas escolas e creches municipais

Brincar é viver, aprender e experienciar realidades, sejam elas reais ou imaginárias. Para celebrar e incentivar essa dimensão fundamental da infância, especialmente em um mundo cada vez mais marcado pelo uso excessivo das telas, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Educação Infantil, está promovendo a Semana do Brincar, que este ano tem como tema “Proteger o Encantamento das Infâncias”. As ações integram a Semana Mundial do Brincar, uma celebração anual pelo Dia do Brincar, celebrado em 28 de maio.

A programação acontece nas escolas da Rede Municipal de Ensino que atendem à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I, e segue até o dia 2 de junho. A cerimônia de abertura foi realizada na segunda-feira (19), e o encerramento ocorrerá no Centro de Artes e Esportes Unificados J. Murilo (Praça CEU), no bairro Alto Maron.

Brincar para aprender e incluir

Durante toda a semana, escolas e creches da rede municipal estão promovendo uma série de atividades lúdicas e educativas. Além de estimular habilidades cognitivas e motoras, as ações resgatam brincadeiras tradicionais e promovem reflexões sobre inclusão, diversidade e a valorização da cultura afro-brasileira e indígena.

No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Claudemiro Moraes de Avelar, localizado no loteamento Recanto das Águas e que atende cerca de 140 crianças, a programação acontece nos dois turnos. Entre as atividades estão apresentações artísticas, espaços para pintura, colagem, contação de histórias com fantoches e brincadeiras com diversos brinquedos.

Segundo a diretora Fabiana Soares, o brincar está integrado ao planejamento pedagógico das unidades de educação infantil. “O brincar acontece em todos os momentos e contribui diretamente para o desenvolvimento da criança. Nesta semana, estamos trazendo o resgate de brincadeiras indígenas e africanas, como os contos e as músicas”.

A professora Raniceli Félix reforça a importância do brincar como um dos pilares da educação infantil, ao lado de cuidar e educar. “Todos os dias temos um momento de integração entre as turmas, com atividades ao ar livre. Nosso papel é apresentar brincadeiras trabalhando com diversos eixos temáticos e mostrar que ainda há muita diversão sem o uso de telas e isso tem funcionado”.

As crianças falam: brincar é alegria

A Semana do Brincar também é um espaço de expressão das próprias crianças. Sara Freire, de 4 anos, participou da apresentação de dança e música afro-brasileira. “Eu fiquei muito feliz, gostei de fazer a apresentação e depois fui brincar de boneca, pega-pega e massinha”.

João Miguel Nunes, de 5 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), também participou da apresentação cultural. “Eu gostei do som que tocava e hoje eu quero brincar de tudo nas outras salas”.

Eloá Alves, também de 5 anos, contou como o brincar influencia em seu aprendizado. “Quando eu brinco me sinto feliz e até assisto melhor à aula. Hoje está sendo um dia muito divertido, brinquei no parquinho novo, joguei peteca e jogo da velha com minhas amigas.”

Brincar fora da escola também é aprendizado

Na terça-feira (27), o Centro Municipal de Educação Infantil Prof.ª Edna Gomes Ribeiro realizou uma atividade especial em parceria com o Parque Zig Zag, no Shopping Conquista Sul. Para a diretora da unidade, Lucelle Rocha, a experiência contribui para a aprendizagem de diversos objetivos da  Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Entre elas estão a compreensão das regras de convivência em espaços públicos,  favorecendo o desenvolvimento da cidadania e do comportamento social, o estímulo da coordenação motora ampla, o fortalecimento da autonomia e o incentivo à expressão das emoções e a linguagem oral. “Essa experiência reforça a importância de ambientes que acolhem o brincar como prática educativa, contribuindo para a formação de sujeitos ativos, criativos e felizes”.

Ainda segundo a diretora, é por meio do brincar que a criança explora o mundo ao seu redor e constrói conhecimentos. “O educador transforma o brincar em uma poderosa ferramenta de aprendizagem, respeitando ritmo, interesses e necessidades de cada criança, portanto, o brincar deixa de ser apenas um momento de lazer e passa a integrar o processo educativo”.

Sobre a Semana

Inspirada na Semana Mundial do Brincar, uma campanha criada pela Aliança pela Infância em 2009, a iniciativa foi instituída no calendário oficial do município desde 2017, pela Lei n° 2.142, e visa reforçar o brincar como um direito garantido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sendo essencial para o desenvolvimento emocional, cognitivo, físico e social das crianças.

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