Uma audiência pública realizada na manhã na última segunda-feira (28), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista reforçou a necessidade urgente de intervenções na estrutura viária dos principais acessos da cidade. A discussão, proposta pelo presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro (PL), reuniu representantes do Poder Executivo, vereadores, técnicos, dirigentes de órgãos públicos, entidades de classe, lideranças comunitárias e empresariais.
Um dos pontos centrais do debate foi a precariedade dos trechos urbanos da BR-116 e do Anel Viário, que ligam bairros populosos ao centro da cidade, mas apresentam riscos constantes de acidentes devido à ausência de viadutos, passarelas e sinalização adequada. O vereador Fernando Jacaré (PT), morador do bairro Urbis VI, onde os problemas são sentidos diretamente pela população, destacou a gravidade do cenário. O edil foi um dos primeiros a “brigar” por melhorias e a levantar discussões sobre a pauta.
Em entrevista ao Blog do Sena, a mobilização para a realização de intervenções nos acessos e melhorias na mobilidade urbana acontece há mais de 15 anos . “Um dos principais pontos, hoje, crônicos, realmente, de Conquista e da região sudoeste. Não há dúvida de que estamos em um grande debate, suprapartidário. É importante que a população entenda e esteja conectada a todos os cenários políticos: governo do estado, governo federal, claro, o principal, e aqui o município. A Câmara de Vereadores, mais uma vez, está nesse importante debate”, declarou Jacaré.
Segundo o parlamentar, o problema transcende partidos e exige união entre todas as esferas de poder e a sociedade. “Estamos em uma luta séria, que mata, que causa acidentes todos os dias nos cruzamentos e nas entradas da cidade. É necessário que a sociedade se organize, como vimos aqui hoje na Câmara, nesse debate importantíssimo”, reforçou.
Jacaré também comentou sobre a saída da ViaBahia da concessão da BR-116 e BR-324, anunciada pelo Governo Federal. A partir do 15 de maio, que assume é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Para ele, o fim do contrato com a concessionária representa o fim de um ciclo de promessas não cumpridas.“
Pois é, é uma vergonha mundial o que aconteceu com a ViaBahia. Vem aqui, coloca as placas no anel viário falando que vai fazer os viadutos, tá aí as placas. Simplesmente agora, graças a Deus, tá indo embora. Mas agora a pergunta que nós vamos fazer, inclusive com confiança: estamos confiando no Governo Federal, porque com essa nova perspectiva que vai acontecer, nós não podemos esperar mais”, desabafou.
O vereador acredita que agora é o momento de mobilização e cobrança para que intervenções sejam realizadas nos trechos proporcionando assim mais melhorias para a população. “O caso é grave. O que houve com a ViaBahia, com o nosso estado, com a nossa região, é algo vergonhoso. E nós agora vamos cobrar, de todas as maneiras, o que precisamos mais do que nunca. E com a confiança que temos no governador Jerônimo, no presidente Lula e com a união da Câmara de Vereadores, esperamos que o município também assuma seu compromisso. Precisamos, juntos, fazer a diferença e destravar a cidade. Mobilidade urbana dentro da cidade é urgente e precisamos de todos”, completou Jacaré.
A audiência foi marcada por falas contundentes, depoimentos de moradores e cobranças por mais diálogo entre os entes federativos. A expectativa é que a audiência com a ANTT traga respostas concretas e o início de um novo momento para a infraestrutura de mobilidade de Vitória da Conquista.
No próximo dia 8 de maio, uma nova audiência será realizada na Câmara, com a presença de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A expectativa é ampliar a pressão sobre o governo federal e estadual por soluções definitivas.